O professor somali Afyare A. Elmi, junto ao consultor Yusuf Hassan, publicou nesta segunda, 26, artigo no The New York Times, onde alertam sobre um iminente conflito na África causado pelas ambições expansionistas do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed. O texto denuncia o plano de Abiy para transformar a Etiópia em um estado costeiro, o que ameaça a soberania da Somália e pode desencadear uma guerra com graves repercussões regionais e globais.
Os autores destacam que Abiy Ahmed está obcecado em garantir acesso ao mar para a Etiópia, país atualmente sem saída marítima, e que para isso ele firmou um acordo com a região autodeclarada independente de Somaliland, em troca de reconhecimento oficial. “Foi uma clara violação da soberania e integridade territorial da Somália”, afirmam, acrescentando que a reação internacional, embora unânime em apoio à Somália, não foi suficiente para deter o líder etíope.
Apesar das pressões internacionais, o primeiro-ministro etíope tem se mostrado inflexível, acreditando que este é o momento certo para agir, aproveitando-se das crises internas da Somália e da distração dos Estados Unidos com eleições e conflitos em outras regiões. “O mundo — liderado pelos Estados Unidos — deve comunicar a Abiy que suas ambições expansionistas não serão toleradas”, declaram.
O cenário descrito por Elmi e Hassan é sombrio: um possível conflito não apenas devastaria a Somália, que ainda se recupera de uma guerra civil de três décadas, mas também poderia colapsar a Etiópia, já fragilizada por conflitos internos. Eles alertam que uma guerra envolveria várias nações e grupos étnicos e religiosos, com repercussões que poderiam desestabilizar toda a região, incluindo o Mar Vermelho e o Golfo de Áden, áreas estratégicas para o comércio global.
Os autores concluem que é urgente que o mundo tome medidas para evitar um desastre, defendendo que a Etiópia busque acesso ao mar através de cooperação e integração econômica, e não por meios ilegais e secessionistas. “O mundo deve segurar este problema pelos chifres, porque uma vez que ele começar, não haverá ‘cauda’ para contê-lo.”
Quem é Afyare A. Elmi
Afyare A. Elmi é um acadêmico somali, professor da City University of Mogadishu e pesquisador sênior não residente no Middle East Council for Global Affairs. Elmi é reconhecido por seus estudos sobre governança e conflitos na África Oriental, com diversas publicações que exploram as dinâmicas políticas da região. Seu trabalho tem sido amplamente citado em análises sobre o Corno de África e suas contribuições oferecem insights valiosos sobre os desafios enfrentados pela Somália e seus vizinhos.
Fonte: oantagonista