A agenda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cúpula do G20 tem gerado grande interesse internacional, com diversas autoridades de outros países solicitando encontros bilaterais com o presidente brasileiro durante o evento. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8/11).
Atualmente, o Brasil ocupa a presidência rotativa do G20. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), praticamente todas as delegações pediram reuniões com Lula. Estão previstas participações de representantes de 55 países e organizações internacionais, entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. No entanto, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Mauricio Lyrio, esclareceu que o presidente não poderá atender a todas as solicitações devido à falta de disponibilidade de horário.
A expectativa é que Lula presidia as três sessões plenárias do G20. De acordo com o Itamaraty, a agenda para encontros bilaterais de Lula só estará disponível no último dia da cúpula, a partir das 15h de terça-feira (19/11).
fonte:metrópoles