No último domingo, 1º de setembro, durante a competição oficial da 81ª edição do Festival de Veneza, o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi aplaudido por 10 minutos durante sua estreia mundial. Além do cineasta, compareceram ao tapete vermelho os protagonistas Fernanda Torres e Selton Mello, assim como Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Pri Helena, Antonio Saboia, Humberto Carrão, Luiz Bertazzo, Guilherme Silveira e Cora Mora, que fazem parte do elenco.
Com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua família. A trama se inicia no início dos anos 70, quando um ato de violência transforma a vida da família Paiva para sempre. Tanto o livro quanto o filme abordam o ponto de vista daqueles que enfrentam uma perda em um regime de exceção. Marcelo, Anna Lucia, Beatriz e Vera, filhos de Rubens Paiva, também marcaram presença na cerimônia em Veneza.
Este é o terceiro festival em que o cineasta participa: ele esteve em 2001 na estreia de “Abril Despedaçado” e, em 2009, recebeu o prêmio Robert Bresson por sua contribuição ao cinema. Após a estreia mundial, o longa seguirá para o 49º Festival de Toronto e, em seguida, será exibido na sessão Spotlight do 62º Festival de Nova York, realizado no Lincoln Center.
“Ainda Estou Aqui” marca o reencontro de Fernanda Torres e Walter Salles após “Terra Estrangeira” e “O Primeiro Dia”. Na última parte do filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro, que retorna a trabalhar com Walter Salles 26 anos depois de “Central do Brasil” – um filme que lhe garantiu o Urso de Prata de Melhor Atriz, o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de Melhor Longa Estrangeiro e o Bafta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Distribuído nos cinemas brasileiros pela Sony Pictures, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução entre Brasil e França. O longa é o primeiro filme original da Globoplay, produzido pela VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração.
O filme estreia em breve exclusivamente nos cinemas.