O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (30) um alerta de tempestades severas para o Rio Grande do Sul, prevendo volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. O alerta também aponta para ventos fortes, de 60 a 100 km/h, e a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões.
Além disso, há risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As áreas mais atingidas devem incluir o Sudoeste, Sudeste, região metropolitana de Porto Alegre, Centro e Noroeste do estado.
Atualmente, 55 cidades gaúchas já foram impactadas pelas chuvas que começaram no dia 21 de setembro. As previsões para esta terça-feira (1º) indicam que uma frente fria avançará sobre o estado, intensificando temporais, especialmente com descargas elétricas e granizo. O acumulado de chuvas pode variar entre 30 e 80 mm nas regiões da Campanha, Sul e Costa Doce, com ventos que podem ultrapassar os 80 km/h.
Na quarta-feira (2), os temporais se concentrarão no Norte do estado, com chuvas de até 80 mm e ventos que podem passar dos 90 km/h. O tempo deve melhorar até a noite, e a expectativa é que as condições climáticas se estabilizem em todo o estado na quinta-feira (3).
A Defesa Civil recomenda que a população desligue aparelhos eletrônicos, feche portas e janelas, busque abrigo seguro, e evite atravessar áreas alagadas. Em casos de emergência, os números de contato são 190 ou 193.
fonte:agenciabrasil