Existem várias peças musicais clássicas escritas para crianças que podem ter um grande impacto na apreciação da música clássica, além de ensinar sobre os instrumentos de uma orquestra.
Essas peças podem ser utilizadas de várias maneiras: não apenas para ensinar aos seus filhos os nomes das seções da orquestra (falaremos mais sobre isso adiante), mas também para fazê-los ouvir diferentes trechos e refletir sobre quais coisas ou sentimentos os sons evocam (especialmente para crianças mais novas). Após ouvir alguns segmentos, você pode perguntar aos seus filhos o que eles imaginam ao ouvir os diferentes sons.
Uma dica para iniciantes: não pressione seus filhos. Permita que eles ouçam de maneira criativa e imaginem o que desejarem, pois o objetivo é envolvê-los com a música de forma significativa e agradável. Por exemplo, ao ouvir flautas e flautins, a maioria das pessoas pensa em pássaros em alguns momentos. Mas qualquer pensamento que seus filhos tenham está perfeito.

Aqui estão algumas peças específicas:
“O Guia do Jovem para a Orquestra”
Primeiramente, temos “O Guia do Jovem para a Orquestra”, de Benjamin Britten. Escrita em 1946 com base numa canção de 1695 do querido compositor britânico Henry Purcell, esta peça é considerada um padrão de ouro em termos de obras orquestrais educativas e ainda é amplamente executada com esse propósito. Na verdade, foi encomendada pelo Ministério da Educação britânico.
Ela apresenta as seções da orquestra e os instrumentos individuais de maneira sistemática, por meio de uma peça musical coesa.
“Pedro e o Lobo” e outras recomendações
Outro favorito das crianças é “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, que alguns podem conhecer pelo clássico curta-metragem da Disney. Vale muito a pena conferir!
O filme começa explicando que “cada personagem deste conto será representado por um instrumento diferente da orquestra”. Em seguida, apresenta os instrumentos um por um, proporcionando uma introdução aos instrumentos orquestrais para as crianças.
Ouvir “Pedro e o Lobo” na infância foi como eu conheci o fascinante e misterioso fagote. E assistir ao filme da Disney é algo que certamente marca a mente de uma criança.
Outra versão deliciosa em vídeo de “Pedro e o Lobo” está disponível online, reimaginada para um quinteto de sopros e interpretada por alunos da Escola de Música de Yale. Também é apresentada de maneira adequada para crianças, completa com animações. Esta versão pode ser mais adequada para os pequeninos que podem se assustar com alguns segmentos do filme da Disney.
Por último, há uma versão em livro ilustrado em vídeo da história, interpretada pela Filarmônica de Israel, que é altamente recomendada pela excelente qualidade da gravação de áudio (importante se você deseja que as crianças apreciem especificamente o áudio). Bônus: é narrada pelo lendário violinista Itzhak Perlman.
Ao apresentar essas peças às crianças, mantenha em mente o objetivo final: desenvolver a compreensão e o interesse pela música clássica, para que você possa então introduzi-las aos grandes nomes da música – Bach, Mozart, Vivaldi, Handel e muitos outros.
A melhor abordagem é mergulhar as crianças no mundo da verdadeira música clássica. A música que é inspiradora, instigante e tonal é benéfica para o corpo e para a mente, conectando-nos com o lugar mais elevado de onde essa música vem.
Aproveite a oportunidade de abrir este mundo de maravilhas para uma nova geração.
Fonte:epochtimes.com