A Austrália e o Reino Unido estão em vias de negociar um tratado de defesa bilateral dentro do pacto AUKUS, que envolve também os Estados Unidos. Esse novo acordo é visto como o próximo passo crucial para o desenvolvimento do conjunto de submarinos nucleares para a Austrália. Durante uma reunião em Londres, os ministros da Defesa dos três países discutiram a estrutura do novo tratado, que, segundo o secretário de Defesa britânico, John Healey, moldará a relação de defesa entre o Reino Unido e a Austrália nas próximas décadas.
Sob o acordo AUKUS, firmado em 2021, os três países se comprometeram a colaborar na construção de submarinos movidos a energia nuclear. A nova geração de submarinos da classe Astute, do Reino Unido, será adquirida pela Marinha Real Australiana. O tratado em negociação vai estabelecer como os dois países irão cooperar na entrega dos submarinos SSN-AUKUS, que serão armados convencionalmente e movidos com energia nuclear.
Além de avançar no desenvolvimento dos submarinos, o novo tratado fortalecerá a parceria industrial e a transferência de tecnologia entre os países. O ministro da Defesa Australiana, Richard Marles, destacou que o acordo permitirá a criação de uma linha de produção em Adelaide para os futuros submarinos nucleares da Austrália, enquanto o Reino Unido também manterá sua própria linha de produção.
O tratado ainda transferirá o comércio de defesa, com a expectativa de exportação de bilhões de libras em componentes do Reino Unido para a Austrália. O Reino Unido já está investindo £4 bilhões no desenvolvimento de submarinos, além de £3 bilhões adicionais em capacidades de produção avançada, enquanto a Austrália contribuirá com £2,4 bilhões ao longo dos próximos 10 anos para apoiar essa infraestrutura.
Esse avanço ocorre no terceiro aniversário do AUKUS, com a simplificação das regulamentações comerciais entre os três países, que facilitará bilhões de dólares em transações no setor de defesa.
fonte:epochtimesbrasil