O presidente dos EUA, Joe Biden, comentou na quinta-feira, em uma publicação no site de mídia social X, sobre seu encontro com famílias de reféns com cidadania americana que estão mantidos em Gaza.
“Esta tarde, dei as boas-vindas às famílias dos americanos feitos reféns pelo Hamas em 7 de outubro na Casa Branca”, escreveu Biden.
“Eles suportaram o impensável. Farei todo o possível para trazer todos os reféns para casa, incluindo os restos mortais daqueles assassinados em cativeiro”, acrescentou.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse mais cedo na quinta-feira que Netanyahu e Biden se encontraram na Casa Branca com a família Siegel, a família Alexander, a família Dekel-Chen, a família Naftali, a família Neutra, a família Goldberg-Polin e a família Chen.
Participaram da reunião, pelo lado israelense, o Coordenador para Reféns e Desaparecidos, Brigadeiro-General (Res.) Gal Hirsch, o Ministro de Assuntos Estratégicos Ron Dermer e o Embaixador Israelense nos EUA, Mike Herzog.
Participaram da reunião pelo lado americano o Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, o Enviado Especial para o Oriente Médio Brett McGurk e o Embaixador dos EUA em Israel Jack Lew.
Na conclusão da reunião, as famílias dos reféns emitiram uma declaração que dizia: “Nós nos reunimos com o presidente Biden e sua equipe e com o primeiro-ministro de Israel e seus conselheiros. Chegamos com um senso de urgência. A cada dia que passa, o retorno de nossos entes queridos vivos se torna menos provável. É por isso que deixamos claro para os dois líderes que um acordo deve ser feito para devolver todos os reféns e acabar com o sofrimento dos moradores de Gaza. A matança vai parar quando os reféns retornarem.”
“No final da reunião, nos sentimos mais otimistas do que em qualquer outro momento desde o acordo anterior para libertar reféns em novembro. Biden e Netanyahu prometeram que entendem que, neste momento, não devemos perder tempo e que o acordo atual sobre a mesa deve ser concluído com o mínimo de mudanças possível”, disseram as famílias.
Biden esboçou no final de maio uma proposta de três fases para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns. Ele indicou recentemente que tanto Israel quanto o Hamas concordaram com o esboço e reiterou sua determinação em implementar a proposta.
Na quarta-feira, uma autoridade dos EUA disse que as negociações para um cessar-fogo em Gaza e um acordo de libertação de reféns estão em “estágios finais”, acrescentando que Biden e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu discutiriam os detalhes durante a reunião na quinta-feira.
Fonte: israelnationalnews