O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na sexta-feira que nenhuma parte no Oriente Médio deve prejudicar os esforços para chegar a um acordo de cessar-fogo em Gaza e libertar reféns.
Em uma declaração após o segundo dia de negociações no Catar, Biden disse: “Hoje mais cedo, recebi uma atualização da minha equipe de negociação em Doha e os orientei a apresentar a proposta de ponte abrangente apresentada hoje, que oferece a base para chegar a um acordo final sobre um cessar-fogo e um acordo de libertação de reféns.”
“Falei separadamente com Amir Sheikh Tamim e o Presidente Sisi para rever o progresso significativo feito em Doha nos últimos dois dias de negociações, e eles expressaram o forte apoio do Catar e do Egito à proposta dos EUA como co-mediadores neste processo. Nossas equipes permanecerão no local para continuar o trabalho técnico nos próximos dias, e altos funcionários se reunirão novamente no Cairo antes do final da semana. Eles se reportarão a mim regularmente”, acrescentou.
“Estou enviando o Secretário Blinken a Israel para reafirmar meu firme apoio à segurança de Israel, continuar nossos esforços intensivos para concluir este acordo e ressaltar que, com o cessar-fogo abrangente e o acordo de libertação de reféns agora à vista, ninguém na região deve tomar medidas para minar este processo”, disse Biden.
Os EUA, o Egito e o Catar publicaram uma declaração na sexta-feira na qual expressaram otimismo de que um acordo será alcançado antes do final da próxima semana para libertar reféns, salvar vidas, levar alívio à população de Gaza e aliviar as tensões regionais.
Biden declarou posteriormente que “estamos mais perto do que nunca” de garantir um acordo para a libertação dos reféns.
“Estamos mais próximos do que nunca… Não quero dar azar, mas podemos ter algo. Ainda não chegamos lá, mas estamos muito, muito mais próximos do que estávamos há três dias”, disse Biden na Casa Branca.
Um alto funcionário do governo Biden disse a repórteres mais tarde na sexta-feira que o processo de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns “agora está na reta final”.
“Foi consenso entre todos os participantes aqui nas últimas 48 horas que realmente há um novo espírito aqui para levar isso a uma conclusão”, disse a autoridade.
O funcionário afirmou que as últimas negociações em Doha “foram as mais produtivas em meses” e acrescentou que os negociadores se reunirão novamente na próxima semana no Cairo, na esperança de concluí-las.
Ele alertou, no entanto, que ainda há muito trabalho a ser feito, acrescentando: “Este é um acordo muito difícil e complexo”.
Fonte: israelnationalnews