O presidente dos EUA, Joe Biden, disse acreditar que um acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas “ainda é possível” antes do fim de seu mandato.
Em entrevista ao “CBS News Sunday Morning”, Biden foi questionado se um cessar-fogo entre Israel e o Hamas é possível, e respondeu: “Sim, ainda é possível”.
“O plano que montei, endossado pelo G7, endossado pelo … Conselho de Segurança da ONU, etc., ainda é viável”, Biden acrescentou. “E estou trabalhando literalmente todos os dias para — e toda a minha equipe, para garantir que isso não se transforme em uma guerra regional. Mas pode facilmente.”
A entrevista com a CBS foi gravada no final da semana passada, antes de Biden, o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi e o líder do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, emitirem uma declaração conjunta pedindo que Israel e o Hamas concordassem com um cessar-fogo e um acordo de libertação de reféns.
“Chegou a hora de concluir o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns e detidos”, disseram os líderes na declaração na última quinta-feira. “Nós três e nossas equipes trabalhamos incansavelmente por muitos meses para forjar um acordo-quadro que agora está na mesa, faltando apenas concluir os detalhes da implementação.”
“Não há mais tempo a perder nem desculpas de nenhuma parte para mais atrasos”, eles acrescentaram. “É hora de libertar os reféns, começar o cessar-fogo e implementar este acordo.”
Enquanto Israel disse que participaria da cúpula proposta pelos EUA, Egito e Catar na próxima quinta-feira, o Hamas anunciou no domingo que se recusa a enviar representantes para as negociações.
“Pedimos aos mediadores que apresentem um plano para implementar o que concordamos em 2 de julho, em vez de realizar novas negociações”, disse o Hamas, acrescentando: “Rodadas adicionais de negociações ou novas ofertas apenas fornecerão cobertura para a agressão da ocupação e darão tempo para vencer a guerra de destruição.”
Os EUA vêm promovendo uma proposta de três fases para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns, que Biden delineou no final de maio.
Biden indicou que tanto Israel quanto o Hamas concordaram com o esboço e reiterou sua determinação em implementar a proposta, embora o Hamas tenha rejeitado o esboço de Biden logo após ele apresentá-lo.
Recentemente, uma autoridade dos EUA disse que as negociações para um cessar-fogo em Gaza e um acordo de libertação de reféns estão em “estágios finais”.
Fonte: israelnationalnews