O Brasil não adotará o horário de verão em 2024. A decisão foi comunicada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira (16).
Após conversas com especialistas do setor elétrico e representantes das empresas sob a supervisão do ministério, ficou claro que a implementação do horário de verão não se fazia necessária para o próximo ano.
“Na última reunião com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), concluímos que não é preciso instaurar o horário de verão para este período, pois a segurança energética está garantida. Estamos iniciando um modesto processo de recuperação das condições hídricas”, afirmou o ministro.
Silveira também mencionou que o custo-benefício do horário de verão seria insignificante, já que a medida começaria apenas em meados de novembro. Após a temporada de calor, o governo revisará a necessidade da prática para 2025.
O ministro foi questionado ainda sobre um decreto para a renovação das concessões de energia elétrica, em resposta aos problemas enfrentados pela Enel em São Paulo. Ele explicou que o novo texto incluirá diretrizes para lidar com eventos climáticos extremos. A Enel informou que cerca de 100 mil clientes ainda estão sem energia na capital paulista, desde o vendaval da última sexta-feira.
fonte:epochtimesbrasil