Antônio Etelvino Almeida, conhecido como Toinho da Aderr (PRD-RR), candidato à prefeitura de Amajari (RR), faleceu na última sexta-feira (27/9), aos 66 anos, no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista. Ele não resistiu aos ferimentos após ser alvo de um atentado a tiros. O candidato estava internado desde terça-feira (24/9), quando foi baleado em um sítio localizado a cerca de um quilômetro da sede do município.
Toinho foi atingido por pelo menos quatro disparos, que acertaram seu peito, ombro esquerdo, abdômen e perna esquerda. Além dos ferimentos causados pelos tiros, ele sofreu de hipercalemia e acidose metabólica refratária, o que também contribuiu para sua morte. A atual prefeita de Amajari, Núbia Lima (Progressistas-RR), candidata à reeleição, manifestou solidariedade à família de Toinho em suas redes sociais, lamentando a perda.
Segundo a esposa da vítima, o ataque ocorreu enquanto Toinho dormia no sítio de amigos. Um homem teria invadido o local, chamado por ele e disparado ao menos 12 vezes. Embora tenha sido atingido, o candidato conseguiu falar com sua esposa antes de ser socorrido e levado ao hospital, onde passou por cirurgia. Até o momento, a Polícia Militar investiga o caso como tentativa de homicídio, mas nenhum suspeito foi preso.
Toinho da Aderr estava concorrendo pela primeira vez ao cargo de prefeito de Amajari pelo Partido Renovação Democrática (PRD), sem coligação, e tinha como vice o advogado Alex Wanderley. Em eleições anteriores, ele tentou se eleger vereador nas campanhas de 2004, 2008 e 2012, mas nunca conseguiu conquistar um mandato.
fonte: metrópoles