A Coreia do Norte voltará a receber turistas estrangeiros a partir de dezembro, após uma pausa de quase cinco anos devido à pandemia do coronavírus.
O turismo estrangeiro sempre foi limitado na Coreia do Norte, mas desde a pandemia tem sido quase nulo. Segundo operadores turísticos, porém, a abertura seguir-se-á agora.
O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 14 de agosto, por dois operadores turísticos da China, especializados em viagens ao país governado pelos comunistas e em grande parte isolado internacionalmente.
Samjiyon
“Recebemos a confirmação do nosso parceiro local de que o turismo em Samjiyon e provavelmente no resto do país recomeçará oficialmente em dezembro de 2024”, disse a operadora Koryo Tours, com sede em Pequim, no seu site.
Na quinta-feira, 15, um gerente da agência de turismo disse que esperava bons números de reservas. A procura por viagens para o país isolado foi alta durante toda a pandemia.
A KTG Tours, outra operadora, também escreveu em sua página no Facebook que soube que os hóspedes teriam permissão para visitar Samjiyon novamente a partir “neste inverno”.
Até agora apenas Samjiyon foi confirmado, “mas pensamos que Pyongyang e outros locais também reabrirão”, acrescentou o fornecedor, referindo-se à capital norte-coreana.
A cidade de Samjiyon está localizada não muito longe da fronteira com a China. É um ponto de partida para visitar o Monte Paektusan, onde teria nascido o ex-líder Kim Jong Il.
Seu filho e sucessor, Kim Jong Un, investiu muito dinheiro na região para atrair turistas, por exemplo, em hotéis e em uma estação de esqui.
Samijyon é a região mais famosa na Coreia do Norte no inverno para o turismo e é o local da famosa montanha vulcânica do país, Monte Paektu.
Fronteiras fechadas
A Coreia do Norte fechou as suas fronteiras no início de 2020 para se proteger contra a pandemia do Coronavírus. Mesmo os cidadãos que estavam fora do país não podiam mais entrar no país.
No segundo semestre de 2023 surgiram os primeiros sinais de abrandamento e os voos internacionais trouxeram os compatriotas de volta à Coreia do Norte. Um grupo de turistas russos visitou a Coreia do Norte em fevereiro deste ano.
Fonte: oantagonista