Durante o debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado neste domingo (1º/9) pela TV Gazeta e o canal MyNews, José Luiz Datena (PSDB) protagonizou um momento tenso ao descer de seu púlpito para confrontar o influenciador Pablo Marçal (PRTB). O episódio, que ocorreu no meio de uma série de ofensas pessoais, acusações e pedidos de direito de resposta, não escalou para um confronto físico.
Datena alegou que Marçal o procurou em agosto, na véspera do primeiro debate promovido pela TV Bandeirantes, com o intuito de “armar” ataques contra os adversários Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSol). Segundo Datena, Marçal havia sugerido que ele atacasse Nunes enquanto Marçal atacaria Boulos. “Esse sujeito que diz que eu ligo para pedir contrato me ligou um dia antes do debate da Band para tentar armar comigo. Eu disse que isso não é ético. Você não pode ligar um dia antes e pedir para atacar um dos candidatos”, relatou Datena.
O apresentador continuou: “Eu não sabia o tipo de pessoa desonesta que você é. Se soubesse, não teria atendido suas ligações. E não atenderia mais”, exclamou Datena. “Quero ver se ele tem coragem de confirmar se isso é verdade ou não.” Imediatamente, Marçal solicitou um direito de resposta, que foi concedido pela produção do programa. No entanto, enquanto a mediadora, a jornalista Denise Campos de Toledo, explicava o pedido ao público, Marçal e Datena continuam se provocando com os microfones desligados. Marçal então chamou Datena para se aproximar.
“A gente não está em um ambiente informal, estamos em um debate, e todos são candidatos à Prefeitura de São Paulo. Então, peço respeito”, solicitou a mediadora.
Apesar do pedido, as provocações persistiram e Marçal disse: “Vem cá, ué.” Datena atendeu e se dirigiu até o púlpito de Marçal, trocando insultos com o rival. Denise Campos de Toledo chegou a solicitar a presença de seguranças no palco, mas o clima se acalmou e Datena se afastou. A mediadora então encerrou o bloco.
Participaram do debate os cinco principais candidatos conforme as pesquisas de intenção de voto: Guilherme Boulos (PSol), Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB). De acordo com a última pesquisa Quaest, divulgada em 28/8, Boulos lidera com 22% das intenções de voto, seguido por Nunes e Marçal, ambos com 19%. Datena tem 12% e Tabata Amaral soma 8%. A economista Marina Helena (Novo), que não esteve no debate, possui 3%.
fonte:metrópoles