O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne seus 39 ministros no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (8/8), para a segunda reunião ministerial do ano. O primeiro encontro com os membros do alto escalão do governo ocorreu em março.
Agora, o chefe do Executivo deve alinhar, junto aos seus auxiliares, os projetos para o segundo semestre do ano. Além disso, conforme antecipado pela coluna Igor Gadelha, o titular do Planalto passará orientações sobre o período de eleições municipais. A campanha eleitoral começa na semana que vem, dia 16 de agosto.
Outro assunto que está no radar da reunião é o plano nacional sobre o uso da inteligência artificial (IA). A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, deve apresentar as diretrizes aos demais ministros. Na última semana, o presidente recebeu o documento elaborado por especialistas e afirmou que vai discutir as propostas com os auxiliares.
“O que vocês apresentaram não pode ficar numa gaveta” comentou Lula. “Não pensem que o trabalho encerrou quando me entregaram [o plano]. O trabalho de verdade começou agora, porque é minha obrigação fazer isso acontecer.”
Cobranças
Na reunião anterior com todos os titulares de pastas, Lula cobrou dos ministros o acompanhamento de programas anunciados no primeiro ano de governo.
“Tudo o que fizemos é apenas um início, mas isso não basta. Precisamos fazer muito mais”, disse o chefe do Executivo na ocasião.
À época, o governo federal era pressionado em meio a uma queda de avaliação em pesquisas de opinião. Atualmente, o cenário nas aferições está mais favorável ao petista, com uma leve melhora na popularidade.
Fonte: metropoles