A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta nesta quarta-feira (16) sobre a previsão de fortes pancadas de chuva, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões do estado entre sexta-feira (18) e domingo (20). O alerta é causado pela chegada de uma frente fria, que poderá trazer ventos de até 60 km/h, raios e risco de deslizamentos, alagamentos e enchentes. As precipitações podem atingir até 200 milímetros (mm) em algumas áreas.
As regiões de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Serra da Mantiqueira são as mais afetadas, com expectativa de acumulados de 200 mm. O litoral norte deve registrar 150 mm, enquanto a Baixada Santista e o Vale do Paraíba têm previsão de 100 mm de chuva. Na Grande São Paulo, o acumulado esperado é de 95 mm.
As tempestades da última sexta-feira (11) deixaram sete mortos, causaram queda de árvores e deixaram milhões sem energia elétrica em várias cidades paulistas. Segundo a Enel, quase 91 mil pessoas ainda estão sem eletricidade na região metropolitana.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, destacou a importância de seguir medidas de segurança, como evitar áreas abertas, encostas e buscar abrigo seguro durante as tempestades. Além disso, a Defesa Civil orienta evitar praias, campos de futebol e manter distância de aparelhos conectados à rede elétrica durante as chuvas. Atenção também deve ser dada a sinais de movimentação de solo e rachaduras em paredes, especialmente em áreas de encosta.
fonte:agenciabrasil