Nesta quarta-feira (9), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados irá analisar um requerimento para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) peça a prisão do ditador venezuelano, Nicolás Maduro, no Tribunal Penal Internacional (TPI).
O pedido, assinado por 12 deputados, incluindo Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), foi mencionado pelo site Antagonista. Contudo, mesmo que seja aprovado, o efeito prático da medida pode ser limitado.
Entretanto, isso poderia gerar desconforto para o Governo Lula, que mantém laços estreitos com Maduro.
No documento, os parlamentares destacam que a Venezuela enfrenta uma severa crise política, econômica e social desde as eleições presidenciais de 28 de julho, quando Maduro foi declarado vencedor por órgãos oficiais sob seu controle, apesar das evidências de fraude.
Os deputados brasileiros enfatizaram que o regime de Maduro tem intensificado a repressão contra opositores e a população.
“Considerando as evidências de graves violações dos direitos humanos cometidas por esse regime, é urgente que o Brasil adote uma postura firme e decidida em defesa do povo venezuelano”, afirma o requerimento.
“Os atos de Maduro, como tortura, perseguição política e repressão violenta a manifestantes, constituem um claro ataque aos direitos humanos”, acrescentaram os parlamentares.
Recentemente, no dia 19, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que reconhece Edmundo Gonzáles como “presidente legítimo e democraticamente eleito” da Venezuela, com 309 votos a favor, 201 contra e 12 abstenções.
fonte:epochtimesbrasil