Na noite parisiense, sob o brilho da Torre Eiffel, ninguém se destacou mais na quadra de vôlei de praia do que Duda e Ana Patrícia. As brasileiras venceram as canadenses Melissa e Brandie por 2 sets a 1 (26-24, 12-21, 15-10) e garantiram a medalha de ouro olímpica. Após a vitória na estreia da modalidade em Atlanta, em 1996, o Brasil passou por seis edições sem alcançar o topo do pódio, jejum que foi encerrado com a conquista de 2024.
Duda e Ana Patrícia agora adicionam o título olímpico ao mundial conquistado em 2022. A parceria, que foi vice-campeã mundial no ano passado, confirma o status de equipe mais forte do planeta.
A final em Paris foi marcada por tensão. No primeiro set, a dupla canadense composta por Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson começou bem, chegando a abrir uma vantagem de 6 pontos em um determinado momento (11 a 5). Contudo, após uma reação das brasileiras, o Brasil passou à frente e as equipes se alternaram na liderança, até que o set foi fechado em 26 a 24 a favor das brasileiras.
Na segunda parcial, Duda e Ana Patrícia estavam bem até aproximadamente a metade do set, mantendo a liderança sem grande vantagem. No entanto, as canadenses emplacaram uma sequência de pontos sem resposta e venceram o set com um tranquilo 21 a 12. No tie-break, as brasileiras estiveram sempre à frente e conseguiram manter uma distância confortável. À medida que a decisão se aproximava, os ânimos e as reclamações com os juízes se intensificaram. Em um momento de tensão, Ana Patrícia e Brandie discutiram separadas pela rede. O DJ da arena, então, tocou “Imagine”, de John Lennon, música que foi recebida com risadas pelas jogadoras.
Na reta final, as brasileiras administraram a vantagem até vencerem por 15 a 10 e confirmarem o tão esperado ouro.
fonte:agenciabrasil