O bilionário Elon Musk, proprietário da Starlink, anunciou uma significativa contribuição para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A empresa de internet via satélite doou 1000 terminais para auxiliar as equipes de emergência, além de oferecer acesso gratuito a esses terminais na região afetada enquanto a recuperação está em andamento.
“Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, anunciou Musk em uma publicação na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter).
O Starlink é uma internet estável de alta velocidade que pode ser usada em praticamente qualquer lugar do mundo. O serviço custa R$ 184 por mês e foi desenvolvido para ser usado em locais de difícil acesso, como em alto mar ou fazendas, mas também pode ser acessado em cidades. O equipamento está sendo vendido por R$ 1.000.
Essa atitude que Elon Musk teve com os gaúchos em maio já havia sido tomada anteriormente em outras catástrofes naturais. O bilionário entende que o principal objetivo de sua internet é auxiliar em momentos complicados. Além disso, ele sabe que a comunicação é uma das primeiras coisas que caem nestas situações e por isso o Starlink pode ser acionado para ajudar.
Como as Enchentes no Rio Grande do Sul Impactaram a Região?
As chuvas no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, tiveram um impacto devastador, resultando em mais de 180 óbitos confirmados, com milhares de pessoas afetadas. A Defesa Civil informa que 425 municípios foram afetados e mais de 1,4 milhão de pessoas sentiram os efeitos das enchentes. As estradas e pontos de acesso às cidades foram destruídos, isolando comunidades inteiras e dificultando ainda mais as operações de resgate.
Fonte: diariodobrasil