Joe Biden, após desistir de buscar a reeleição à presidência dos Estados Unidos, anunciou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris. Embora ainda não tenha sido oficialmente nomeada candidata do Partido Democrata, Kamala Harris é vista por figuras importantes como a melhor substituta e uma forte candidata para enfrentar o republicano Donald Trump.Kamala Devi Harris ocupa a vice-presidência dos Estados Unidos desde janeiro de 2021, quando se tornou a primeira mulher na posição. Além disso, é notável por ser a primeira pessoa negra e descendente de sul-asiáticos a ocupar o cargo.
Como grande parte do Partido Democrata — incluindo governadores, senadores e membros da Câmara, bem como líderes partidários — rapidamente se uniram em torno de Harris após as notícias de sucesso de Biden, as delegações estaduais à convenção começaram a se reunir nos últimos dois dias e anunciaram seu apoio à vice-presidente. E uma pesquisa da Associated Press com delegados democratas indicou na segunda-feira à noite que Harris havia exagerado.
“Como filha da Califórnia, estou orgulhosa que a delegação do meu estado natal tenha ajudado a colocar nossa campanha no topo”, disse Harris em sua declaração.
A confirmação da nomeação de Harris provavelmente se tornará oficial nas próximas duas semanas, à medida que o Comitê Nacional Democrata avança com uma chamada virtual de nomeação presidencial dos delegados.
“Estamos vivendo um momento sem precedentes na história e, como partido, estamos lidando com isso com a seriedade que ele merece”, disse o presidente do DNC, Jamie Harrison, em uma teleconferência com repórteres. “Estamos preparados para empreender um processo transparente, rápido e ordeiro para seguir em frente como um Partido Democrata unido com um indicado que representa nossos valores.”
E rebatendo as críticas da campanha do ex-presidente Trump e de outros republicanos de que os democratas estão ignorando a vontade de seus eleitores ao nomear rapidamente Harris para substituir Biden como porta-estandarte do partido, Harrison argumentou que os democratas “podem, e serão, rápidos e justos ao executar esta nomeação”.
O DNC disse que o vice-presidente, assim como qualquer outro candidato que se qualifique para a votação nominal, teria alguns dias para cortejar o apoio dos delegados antes do início da votação virtual, que pode ocorrer já na semana que vem.
Mas o anúncio feito por Harris algumas horas depois de que ela havia garantido delegados suficientes para garantir a nomeação — assim como o apoio contínuo que ela recebia de todo o partido — pareceu acabar com qualquer possibilidade de que outra pessoa a desafiasse seriamente para a nomeação.
Reportagem Reginaldo Gonzaga