A Embaixada dos Estados Unidos anunciou na 2ª feira (21.out.2024) um investimento de US$ 150 milhões (R$ 855 milhões) em uma unidade operacional do grupo Serra Verde, localizada em Minaçu, no Goiás. O aporte busca ampliar a produção de terras raras, conjunto de elementos químicos fundamentais para a transição energética e usados em ímãs, turbinas eólicas, baterias, telas de celulares e painéis solares. O aporte foi realizado pelas empresas norte-americanas Denham Capital e Minerals Group, em parceria com a Vision Blue Resources.
Segundo a empresa, o dinheiro será utilizado para aprimorar a operação e promover uma expansão de longo prazo na unidade operacional Serra Verde Pesquisa e Mineração. A SVPM é a única produtora dos quatro elementos críticos de terras raras essenciais para a produção de ímãs permanentes eficientes fora da Ásia. Os elementos críticos são necessários para a transição energética e essenciais para a produção de motores elétricos eficientes.
Os Estados Unidos integram a Minerals Security Partnership (MSP), parceria entre União Europeia e 14 países focada em acelerar o desenvolvimento de cadeias de suprimento de energia crítica diversificadas e sustentáveis. O grupo trabalha com projetos de toda a cadeia de valor, desde a mineração até a reciclagem, e tem foco nos minerais e metais mais relevantes para as tecnologias de energia limpa (lítio, cobalto, níquel, manganês, grafite, elementos de terras raras e cobre).
Fonte: diariodobrasilnoticias