A indústria mexicana de couro e pele continua em declínio no mercado brasileiro, com suas exportações caindo conforme o último relatório do Centro Brasileiro das Indústrias de Curtumes (CICB), que analisou o comércio exterior nos primeiros nove meses de 2024. Segundo dados da entidade, entre janeiro e setembro, o México exportou US$ 829.016 em couro e pele para o Brasil, uma queda em relação ao mais de US$ 1 milhão no mesmo período de 2023. Essa retração representa uma redução de 17,7%.
A tendência negativa também se refletiu no volume exportado. O CICB relatou que, nos primeiros nove meses de 2024, o México enviou 133.572 quilos de couro e pele, uma desaceleração de 7,1%. No entanto, a análise regional apontou um crescimento de 12,7%, com 71.082 metros quadrados de pele e couro exportados entre janeiro e setembro.
Com esses números, o México caiu uma posição no ranking global de fornecedores de couro para o Brasil, ocupando agora o sétimo lugar, superado por países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Itália, Paraguai, Nigéria e Austrália.
fonte:fashionnetwork