Na última quinta-feira (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião Cessna 210 que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro, próximo à cidade de Humaitá, no Amazonas, na divisa com o Peru. Caças A-29 Super Tucano foram acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) após a movimentação suspeita ser detectada pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA).
A interceptação ocorreu às 16h, porém, antes de qualquer ação definitiva, os ocupantes da aeronave realizaram um pouso forçado e incendiaram o avião para eliminar provas. Eles fugiram e ainda não foram localizados.
Em comunicado, a FAB relatou que os criminosos, temendo serem abatidos, executaram manobras arriscadas e destruíram a aeronave após o pouso forçado. O Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho elogiou a operação, destacando a prontidão da FAB e a crescente coordenação com outras agências governamentais. A ação faz parte da Operação Ostium, que visa combater voos irregulares, frequentemente ligados ao narcotráfico nas fronteiras brasileiras.
fonte:epochtimesbrasil