A jornalista Nathalia Urban, de 36 anos, faleceu nesta quarta-feira (25/9) em Edimburgo, na Escócia. A informação foi confirmada pelo portal Brasil 247, onde Nathalia exercia a função de correspondente internacional. Ela sofreu um acidente e estava hospitalizada. O Brasil 247 manifestou seu luto por meio de uma mensagem nas redes sociais.
“Infelizmente, nossa colega Nathalia não sobreviveu e os aparelhos foram desligados. Em um último gesto de solidariedade, seus órgãos serão doados. Nathalia lutou pela liberdade de todos os povos. Estamos em luto e consternados. Oremos para que ela tenha uma boa passagem. Nathalia Urban sempre presente!”, diz a postagem do veículo.
O Brasil 247 a descreve como uma “defensora da liberdade de todos os povos”, ressaltando que ela “deixa um legado de humanidade e dedicação ao jornalismo”. Nathalia foi a idealizadora do programa “Veias Abertas”, na TV 247, um espaço voltado para a luta dos povos latino-americanos. Além disso, participava regularmente do programa “Bom Dia 247” e apresentava o “Globalistas”, onde oferecia análises sobre questões internacionais ao lado do jornalista Brian Mier.
Em 2021, ela foi destaque na série “Grandes Jornalistas”, na qual compartilhou sua trajetória e reafirmou seu compromisso com o jornalismo como uma ferramenta de transformação social. Seu trabalho era amplamente reconhecido pela seriedade e profundidade com que abordava temas relevantes globalmente, sempre conectando suas análises a uma visão humanista e engajada.
Nossos sentimentos à família e amigos de Nathalia Urban neste momento difícil.