Esses remédios são utilizados no tratamento de doenças como Parkinson, colesterol alto, glaucoma e rinite, ampliando os benefícios já oferecidos pelo programa.
Segundo o Ministério, a medida visa beneficiar cerca de 3 milhões de participantes do programa, proporcionando uma economia significativa, estimada em até R$ 400 por ano para os usuários. Com essa atualização, 39 dos 41 itens distribuídos pela Farmácia Popular passam a ser totalmente gratuitos para a população.
A lista dos novos medicamentos gratuitos inclui:
- Anticoncepção: acetato de medroxiprogesterona 150mg, etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg, noretisterona 0,35mg, valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.
- Colesterol alto: sinvastatina 10mg/20mg/40mg.
- Doença de Parkinson: carbidopa 25mg + levodopa 250mg, cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg.
- Glaucoma: maleato de timolol 2,5mg e 5mg.
- Rinite: budesonida 32mcg e dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.
Para obter os medicamentos gratuitos, o paciente deve procurar uma farmácia ou drogaria credenciada com o selo “Aqui tem Farmácia Popular”. É necessário apresentar documento oficial de identidade com foto e número do CPF, além de receita médica válida emitida por médico do SUS ou particular.
Além dos medicamentos, a Farmácia Popular também subsidia remédios para diabetes, asma, hipertensão, entre outros, e distribui fraldas geriátricas para pacientes com mais de 60 anos ou pessoas com deficiência, mediante prescrição médica comprovando a necessidade.
fonte:g1.com