O famoso traficante de 76 anos, um dos três fundadores e atual líder do cartel de Sinaloa, foi preso na quinta-feira (25/7) por autoridades americanas em El Paso, no Texas.
Joaquín Guzmán López, filho de 36 anos do notório Chapo Guzmán, também foi detido. Chapo Guzmán, outro fundador do cartel de Sinaloa, cumpre prisão perpétua nos EUA, após ser condenado por uma das maiores operações de tráfico de drogas do mundo.
As prisões representam um golpe inédito para dois dos traficantes mais procurados globalmente, que enfrentam acusações de extorsão, corrupção, tráfico de narcóticos e lavagem de dinheiro. Este também é um golpe em um dos símbolos do tráfico — El Mayo, conhecido como “O Homem do Chapéu”, que no passado inspirou admiração, músicas, histórias e casos de mortes e corrupção ao longo de quatro décadas. A música dos Los Tucanes, com 10 milhões de visualizações no YouTube, segue: “A lei quer pará-lo, os contras querem matá-lo, mas ninguém conseguiu, o diabo aparece para eles.”
No entanto, o mito de El Mayo não pode mais se gabar de uma façanha: a de nunca ter sido preso.
Agora, espera-se que tanto El Mayo quanto Joaquín Guzmán enfrentem destinos semelhantes ao de Chapo, que foi condenado à prisão perpétua em 2019.