Impulsionado pela sua apaixonada torcida, que compareceu em grande número no Maracanã, o Fluminense venceu o Grêmio por 4 a 3 na disputa de pênaltis, nesta terça-feira (20), e garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O confronto foi decidido nas penalidades, pois, após os 90 minutos, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu igualar o resultado de 2 a 1 que o time gaúcho havia conquistado na partida de ida.
O Fluminense começou a partida com grande intensidade, pressionando o Grêmio, que entrou em campo com uma formação mais defensiva, com uma linha de cinco jogadores na defesa (três zagueiros e dois laterais). O ritmo da equipe carioca era tão intenso que o marcador foi alterado rapidamente. Aos 13 minutos, o colombiano Arias cobrou um escanteio preciso para o zagueiro Thiago Silva marcar de cabeça.
A equipe dirigida por Mano Menezes continuou dominando o jogo e ampliou a vantagem aos 27 minutos em outra jogada de bola parada. Após a bola tocar o braço de Dodi dentro da área, o árbitro, com auxílio do VAR (arbitro de vídeo), assinalou um pênalti. Arias foi para a cobrança e converteu.
Após o intervalo, o Grêmio melhorou e, depois de várias tentativas, conseguiu reduzir a diferença com o atacante Gustavo Nunes aos 30 minutos da etapa final, após uma boa jogada de Monsalve. Como o resultado permaneceu inalterado até o final dos 90 minutos, a vaga foi decidida na disputa de pênaltis. Nas penalidades, Ganso perdeu a primeira cobrança do Fluminense, mas o goleiro Fábio brilhou ao realizar duas defesas importantes, garantindo a classificação do Tricolor das Laranjeiras.
fonte:agenciabrasil