Nesta quinta-feira (5/9), o estado de São Paulo registrava 10 focos ativos de incêndio. No início do dia, eram 16 localidades com queimadas. As cidades afetadas atualmente são: Mairiporã, Bom Jesus dos Perdões, Piracicaba, Valinhos, Dois Córregos, Pompéia, Pedregulho, Braúna, Ilha Solteira e São Simão. Um incêndio em Ribeirão Preto foi controlado na tarde de hoje, conforme informou a Defesa Civil do estado. O governo paulista mantém o gabinete de crise e está monitorando a situação dos incêndios. No total, 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas. Esses municípios incluem: Águas da Prata, Altinópolis, Alumínio, Arealva, Bananal, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Coronel Macedo, Dourado, Iacanga, Ibitinga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Luís Antônio, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Granada, Paulo de Faria, Pedregulho, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompéia, Pontal, Pradópolis, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São Luís do Paraitinga, São Simão, Sertãozinho, Tabatinga, Tambaú, Taquarituba, Torrinha, Turiúba, Ubarana e Urupês.
Ventos Fortes: A Defesa Civil emitiu um alerta para ventos fortes que deverão afetar todo o estado entre esta quinta-feira e hoje (6/9). Segundo o órgão, são esperadas rajadas de vento de até 50 km/h no interior do estado e de até 70 km/h na região leste. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) renovou até esta sexta-feira o alerta de risco elevado para incêndios nas regiões norte, noroeste e oeste do estado. Nos próximos dias, essas áreas continuarão enfrentando tempo seco e sem chances de precipitação. As temperaturas seguem em alta, com a umidade relativa do ar diminuindo e atingindo níveis críticos abaixo dos 20%.
O Mapa de Risco de Incêndio, uma das ferramentas tecnológicas usadas pela Defesa Civil para monitorar as queimadas, aponta um grau máximo de risco para essas áreas do território paulista.
Monitoramento do Inpe: De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 612 focos ativos de incêndio nos primeiros quatro dias de setembro deste ano em São Paulo. Isso representa um aumento de 63,2% em relação ao total de focos registrados durante todo o mês de setembro do ano passado, quando foram contabilizados 375 focos ativos.
No mês de agosto, o estado de São Paulo teve um recorde histórico com 3.612 focos de incêndio, o maior número desde 1998 para esse mês. Esse total corresponde a 64,6% do número total de 5.586 focos registrados no estado até o momento em 2024.
fonte:metrópoles