O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, apontou o governador do Paraná, Ratinho Junior, como o principal candidato da legenda para as eleições presidenciais de 2026.
Durante uma entrevista com jornalistas, Kassab enfatizou que a candidatura de Ratinho Junior é um consenso dentro do partido, afirmando que ele será o candidato, a menos que decida não se candidatar.
“Temos um consenso no partido que, se tivermos um candidato, Ratinho [Jr.] só não será se não desejar”, declarou Kassab.
Ex-prefeito de São Paulo e atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais do governo paulista, Kassab ressaltou que o PSD está passando por um processo de modernização em suas estruturas.
Segundo ele, ao contrário de 2022, quando nomes como Rodrigo Pacheco e Eduardo Leite não avançaram e o partido permitiu que seus membros apoiassem Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL), desta vez a sigla pretende lançar uma candidatura própria nas próximas eleições.
“Vamos nos empenhar para ter uma candidatura própria em 2026. A renovação está em curso no Brasil. Veja a nova geração de políticos que está surgindo, independentemente da idade”, disse Kassab.
Novos Nomes em Ascensão
Ele destacou a ascensão de novos políticos promissores, mencionando não apenas Ratinho Junior, mas também outros nomes do PSD, como o governador Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Topázio Neto (Florianópolis) e Eduardo Braide (São Luís).
Além disso, Kassab citou o deputado federal da Bahia, Antônio Brito, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que está no segundo turno da eleição pela Prefeitura, concorrendo contra a jornalista Cristina Graeml (PMB).
O secretário também analisou o cenário político mais amplo, mencionando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como uma possível figura na corrida presidencial de 2026.
Esse otimismo em relação a uma candidatura própria surge após um desempenho positivo do PSD nas eleições municipais deste ano, quando o partido elegeu 886 prefeitos, superando o MDB e se tornando a legenda com o maior número de prefeituras no país.
Nas capitais, o PSD venceu em três cidades e está no segundo turno em Curitiba e Belo Horizonte. Kassab atribuiu esse crescimento à “coerência” e ao “respeito demonstrado pela sociedade”.
fonte:epochtimesbrasil