A vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, aceitou as regras estabelecidas para o debate da próxima semana com o ex-presidente e candidato republicano Donald Trump, informou a Associated Press na quarta-feira.
Harris e Trump concordaram em participar do debate de 10 de setembro na ABC News, mas discutiram sobre as regras do debate.
O desenvolvimento de quarta-feira, que veio por meio de uma carta da campanha de Harris para a ABC News , pareceu marcar uma conclusão para o debate sobre o silenciamento do microfone.
A campanha do presidente Joe Biden fez do silenciamento dos microfones , exceto para o candidato cuja vez é de falar, uma condição de sua decisão de aceitar quaisquer debates este ano. Alguns assessores disseram que agora se arrependem dessa decisão, dizendo que os eleitores foram protegidos de ouvir as explosões de Trump durante o debate de junho. O fraco desempenho de Biden naquele debate acabou levando Biden a se retirar da disputa.
Depois que Harris assumiu o lugar de Biden e se tornou a escolha do partido para presidente, sua campanha defendeu microfones ao vivo durante todo o debate, dizendo anteriormente que a prática “permitiria totalmente trocas substanciais entre os candidatos”.
Na quarta-feira, no entanto, em uma carta obtida pela AP , os assessores de Harris escreveram que ela será “fundamentalmente prejudicada por este formato, que servirá para proteger Donald Trump de trocas diretas com o vice-presidente”.
“Suspeitamos que esta seja a principal razão para a insistência de sua campanha em microfones silenciados”, acrescentou sua campanha.
Apesar dessas preocupações, a campanha de Harris escreveu: “entendemos que Donald Trump corre o risco de pular o debate completamente, como ele ameaçou fazer anteriormente, se não concordarmos com seu formato preferido”.
Para não “colocar em risco o debate”, escreveu a campanha de Harris, “aceitamos o conjunto completo de regras propostas pela ABC , incluindo microfones silenciados”.
Na frente da vice-presidência, o companheiro de chapa de Harris, Tim Walz, e o companheiro de chapa de Trump, JD Vance, concordaram em participar de um debate em 1º de outubro organizado pela CBS News.
Fonte: israelnationalnews