Na manhã de domingo, Israel anunciou que recuperou os corpos de seis reféns que foram sequestrados durante o ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro, que desencadeou a guerra em Gaza. Entre as vítimas estava Hersh Goldberg-Polin, um israelense-americano cujos pais lideraram uma campanha internacional destacada pela libertação dos reféns.
O exército informou que os seis reféns foram assassinados pelo Hamas pouco antes de serem resgatados pelas forças israelenses. Os corpos foram encontrados em um túnel localizado sob a cidade de Rafah, no sul de Gaza.
Goldberg-Polin e quatro outros reféns foram capturados em um festival de música onde os terroristas do Hamas mataram dezenas de pessoas. O sexto refém foi sequestrado em uma comunidade agrícola próxima.
Aqui estão detalhes sobre os reféns:
Hersh Goldberg-Polin, 23 anos
Nativo de Berkeley, Califórnia, Goldberg-Polin sofreu a perda parcial do braço esquerdo em uma explosão de granada durante o ataque de 7 de outubro. Em abril, um vídeo divulgado pelo Hamas mostrou-o sem a mão esquerda. Seus pais, imigrantes dos EUA que se mudaram para Israel, tornaram-se figuras de destaque na campanha pela libertação dos reféns. Eles se encontraram com líderes internacionais e discursaram nas Nações Unidas. Em 21 de agosto, seu pai, Jon Polin, e sua mãe, Rachel, discursaram na Convenção Nacional Democrata, destacando a questão humanitária e pedindo o retorno de seu filho. Rachel frequentemente se dirigia diretamente a Hersh em eventos, pedindo-lhe para sobreviver.
Éden Yerushalmi, 24 anos
Yerushalmi, natural de Tel Aviv, amava a praia e estava estudando para se tornar instrutora de Pilates. Ela trabalhava como bartender no festival de música Tribe of Nova. Durante o ataque, ela enviou um vídeo à família informando que estava deixando a festa. Em contato com suas irmãs e a polícia, suas últimas palavras foram: “Eles me pegaram”.
Carmelo Gat, 40 anos
Terapeuta ocupacional de Tel Aviv, Gat era conhecida por sua compaixão e amor, e gostava de viajar sozinha e ouvir rock. Ela estava com seus pais no Kibutz Be’eri, uma das áreas mais afetadas, quando foi sequestrada durante a invasão. Seus pais foram mortos no ataque. Reféns liberados durante um cessar-fogo relataram que ela os ajudou com exercícios de meditação e yoga para suportar o cativeiro.
Alexandre Lobanov, 33 anos
Lobanov, casado e pai de uma criança de dois anos e de um bebê de cinco meses nascido durante seu cativeiro, trabalhava como gerente de bar no festival de música. Testemunhas relataram que ele ajudou a evacuar pessoas antes de ser sequestrado.
Almog Sarusi, 27 anos
Sarusi, descrito como uma pessoa vibrante e positiva que adorava viajar e tocar violão, estava no festival de música com sua namorada, que foi morta no ataque. Ele permaneceu com ela após ela ser ferida antes de ser capturado.
Ori Danino, 25 anos
Danino, natural de Jerusalém, era o mais velho de cinco irmãos e planejava estudar engenharia elétrica. Conhecido por sua ambição e amor pelas pessoas, Danino foi sequestrado enquanto tentava ajudar outras pessoas a escapar do festival Nova.
Nossas mais profundas condolências às famílias dos reféns que perderam seus entes queridos. Que vocês encontrem força e consolo neste momento de dor imensa, e que a memória dos seus amados traga algum alívio e paz.