O Irã elogiou na segunda-feira o ataque com drones e mísseis do Hezbollah contra Israel, embora Israel tenha deixado claro que o ataque falhou, informou a AFP .
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou no domingo que o grupo havia lançado um ataque em larga escala contra Israel, visando “a base de Glilot, a principal base de inteligência militar israelense”.
O porta-voz das IDF, Daniel Hagari, deixou claro mais tarde , no entanto, que o ataque preventivo de Israel impediu um grande ataque do Hezbollah contra Israel.
“Esta manhã, frustramos um ataque em larga escala da organização terrorista Hezbollah visando comunidades e locais do norte no centro de Israel. Monitoramos o Hezbollah por semanas usando meios tecnológicos e patrulhas aéreas por aeronaves da Força Aérea Israelense. Assim que identificamos a intenção do Hezbollah de realizar o ataque, frustramos a maior parte do ataque. O Hezbollah tentou prejudicar severamente o norte e o centro de Israel, mas foi recebido com punho de ferro”, declarou Hagari.
No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanani, escreveu no site de mídia social X na segunda-feira:
“O regime sionista pode esconder, distorcer ou censurar alguns fatos sobre as operações do Hezbollah libanês, mas sabe muito bem que os fatos existentes não mudarão.”
“O exército terrorista israelense perdeu seu poder ofensivo e dissuasor efetivo e agora deve se defender contra ataques estratégicos”, acrescentou.
Kanani observou que o ataque do Hezbollah “se estendeu profundamente aos territórios ocupados” e disse que o “equilíbrio estratégico passou por mudanças fundamentais” em detrimento de Israel.
Ele também criticou os Estados Unidos por seu apoio “abrangente” a Israel, que não conseguiu “prever o tempo e o lugar” das ações do Hezbollah.
As IDF declararam na segunda-feira que, durante o ataque preventivo na manhã de domingo, cerca de 230 lançamentos e 20 alvos aéreos foram identificados cruzando o território israelense.
“A organização terrorista Hezbollah coloca sua infraestrutura terrorista no meio da população civil enquanto usa civis libaneses como escudos humanos. 90% dos lançamentos foram do coração de uma área civil, perto de instalações civis, como mesquitas, escolas, instalações da ONU, etc.”, declarou a IDF.
Fonte: israelnationalnews