Vários foguetes foram lançados contra a base aérea iraquiana de Ain al-Asad, que abriga forças lideradas pelos EUA, na noite de quinta-feira, disseram fontes americanas e iraquianas, de acordo com a agência de notícias Reuters .
Nenhum dano ou vítimas foi relatado. Duas autoridades dos EUA disseram que a base em si não foi atingida no ataque.
O ataque ocorreu dois dias após uma cúpula militar em Washington, onde autoridades iraquianas e americanas discutiram o fim do trabalho da coalizão uma década após sua formação para combater o Estado Islâmico (ISIS), enquanto este invadia o Iraque e a Síria.
A base de Ain al-Asad foi atacada por dois drones armados na semana passada, mas esse ataque foi o primeiro contra forças dos EUA no Iraque desde o início de fevereiro, quando grupos apoiados pelo Irã no Iraque anunciaram que interromperiam seus ataques contra tropas dos EUA.
O anúncio foi feito dois dias depois de um ataque de drones na Jordânia ter matado três militares dos EUA e ferido dezenas de outros.
Antes de interromper os ataques em fevereiro, as milícias pró-iranianas no Iraque aumentaram o volume de seus ataques e lançaram dezenas de ataques contra bases no Iraque e na Síria que hospedam tropas americanas.
Os EUA retaliaram atacando sites ligados ao Irã no Iraque e na Síria.