O presidente da Bielo-Rússia, Alexander Lukashenko, anunciou nesta sexta-feira (27) que a Rússia recorrerá ao uso de armas nucleares caso o ataque da OTAN ao território bielorrusso. A declaração ocorreu após a apresentação da nova doutrina nuclear russa.
“Se a OTAN, os americanos ou os poloneses nos atacarem, usaremos armas nucleares, e a Rússia virá em nosso auxílio”, afirmou Lukashenko durante um evento com estudantes, segundo a agência de notícias BELTA.
Lukashenko, que governa a Bielorrússia desde 1994, enfatizou que qualquer agressão contra o seu país poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial. Ele explicou que a nova doutrina russa reflete esse cenário, destacando que a “linha vermelha” seria violada caso as fronteiras da Bielorrússia fossem atravessadas, o que resultaria em uma resposta imediata.
Reconhecendo que, se a Rússia usasse armas nucleares, a OTAN poderia retaliar de forma semelhante, o presidente bielorrusso destacou que tal resposta incluiria ataques ao território russo. “A Rússia usará todo o seu arsenal. Isso já significa uma guerra mundial, algo para o qual o Ocidente não está preparado”, afirmou.
A inclusão da Bielorrússia na doutrina nuclear russa é uma das novas medidas anunciadas por Vladimir Putin, que ressaltou que o uso de armas nucleares será uma resposta a qualquer agressão contra a Rússia ou Bielorrússia, mesmo que o ataque envolva armas convencionais. Lukashenko já havia concordado com essa política, especialmente após o apoio de Putin durante os protestos pós-eleitorais na Bielorrússia em 2020.
fonte:epochtimesbrasil