Luiz Inácio Lula da Silva está em Nova York, nos Estados Unidos, para a 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, mas cancelou sua participação em um evento com o ex-presidente Bill Clinton. A informação foi divulgada pela CNN e confirmada pelo Metrópoles.
Lula estava programado para visitar a Iniciativa Global Clinton, no Hotel Midtown Hilton, nesta segunda-feira (23/9). No entanto, sua presença foi cancelada porque os protocolos acordados com o Planalto não foram seguidos.
Segundo apurações do Metrópoles, o evento se tornou mais restrito após a confirmação de última hora do presidente americano, Joe Biden, levando o Serviço Secreto a aumentar os protocolos de segurança além do que havia sido previamente acordado.
A equipe americana tentou resolver a situação para garantir a participação de Lula, mas, devido aos desentendimentos entre as equipes de segurança dos dois países, decidiu-se pelo cancelamento da presença do presidente brasileiro.
Apesar disso, Lula participará da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates, que também ocorre nesta segunda-feira. Ele permanecerá em Nova York até a próxima quarta-feira (25/9).
Mais cedo, Lula se reuniu em um encontro bilateral com o primeiro-ministro do Haiti, Garry Conille, e também teve reuniões com o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
fonte:metrópoles