O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, conversaram por telefone nesta quarta-feira (14) a respeito da crise política na Venezuela. A discussão ocorreu após as eleições no final de julho, cujos resultados, que resultaram na reeleição de Nicolás Maduro, estão sendo questionados pela oposição e por diversos países.
Durante um evento do governo federal com representantes do setor industrial da saúde, onde foram anunciados novos investimentos, Lula mencionou: “Eu estava em contato telefônico com a Colômbia para buscar uma solução política para o problema na Venezuela, tentando restaurar a estabilidade democrática naquele país.” O presidente não forneceu detalhes adicionais sobre a conversa.
O telefonema entre Lula e Petro aconteceu um dia após o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciar sua decisão de se afastar da mediação que vinha realizando com o Brasil e a Colômbia para resolver a crise venezuelana. Em uma coletiva de imprensa no Palácio Nacional, na Cidade do México, Obrador informou que aguardará a análise do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre a contestação dos resultados eleitorais.
Brasil, México e Colômbia estavam colaborando para exigir a divulgação pública dos resultados de todas as 30 mil mesas de votação da eleição presidencial na Venezuela. Outro pedido era que as autoridades tratassem com “cautela e moderação” as manifestações que estão ocorrendo no país desde o final da eleição. Agora, os governos do Brasil e da Colômbia, que compartilham as maiores fronteiras com a Venezuela, devem continuar seus esforços para alcançar um novo acordo político entre Maduro e a oposição.
fonte:agenciabrasil