O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu religiosos no Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (8/11), para uma cerimônia ecumênica, em comemoração ao quinto aniversário de sua libertação. Há cinco anos, Lula deixou a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde esteve detido por 580 dias.
O evento foi registrado e compartilhado nas redes sociais do presidente. “Hoje faz 5 anos que recuperei minha liberdade em Curitiba. Para marcar essa data, ao lado de Janja, convidei para uma cerimônia ecumênica todos os religiosos que me visitaram durante os 580 dias em que estive preso”, escreveu Lula.
Lula foi preso após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, em um processo conduzido pelo ex-juiz Sérgio Moro, com confirmação em segunda instância, durante a Operação Lava Jato. Contudo, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a condenação devido à suspeição de Moro.
O ex-presidente foi liberado antes do STF declarar a suspeição de Moro, quando a Corte alterou sua jurisprudência e passou a rejeitar o cumprimento imediato da pena após condenação em segunda instância.
fonte:metrópoles