O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que recebeu um pedido de socorro do cantor e compositor Almir Sater para ajudar a combater os incêndios florestais no Pantanal. Lula fez a declaração em uma entrevista à TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, exibida na última terça-feira (30/7). “Ontem, conversei com o cantor Almir Sater sobre o problema dos incêndios, pois parece que a fazenda dele está próxima da região afetada. Ele relatou que a situação estava bastante grave, um verdadeiro caos. Ele pediu ajuda e eu enviei para ele todas as informações sobre o que estamos fazendo, já que temos quase 800 pessoas trabalhando no local”, disse Lula.
Em junho, o Pantanal registrou 2.639 focos de calor, um aumento de 3.327% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esses números refletem os focos de queimadas detectados por satélites, mas não permitem medir a extensão da área atingida.
“A Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente] mencionou que, assim que eu voltar, sancionar uma lei para enfrentar o problema do fogo. É uma lei que está tramitando no Congresso desde o governo Dilma [Dilma Rousseff, ex-presidente], e que ficou parada por um longo tempo. Agora, com a nossa volta, conseguimos aprová-la, e eu a sancionarei para permitir uma melhor gestão ambiental”, ressaltou Lula.
O Pantanal cobre áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para acompanhar a situação da região, o presidente Lula viajará para Corumbá (MS) para sancionar a lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
fonte:metrópoles