Nicolás Maduro rejeitou a proposta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de realizar novas eleições na Venezuela e pediu que a comunidade internacional respeite a soberania do país. A crítica ocorreu ontem, quinta-feira (15/8), durante uma conversa com jornalistas. Maduro foi questionado sobre as recentes declarações do presidente brasileiro e afirmou que os problemas da Venezuela, “de qualquer natureza, devem ser resolvidos pelos venezuelanos, através de suas instituições, leis e Constituição”.
O líder venezuelano comparou a atitude da oposição liderada por María Corina Machado à postura do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) após sua derrota nas últimas eleições. Maduro pediu que a comunidade internacional permita que as instituições venezuelanas decidam sobre a eleição realizada em 28 de julho, da mesma forma como foi feito no Brasil na ocasião.
A sugestão de Lula, que mencionou pela primeira vez a possibilidade de novas eleições na Venezuela na última quinta-feira (8/8), foi apoiada pelo presidente colombiano Gustavo Petro. No entanto, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador rejeitou a ideia e optou por interromper as negociações com Petro e Lula.
fonte:metrópoles