A líder opositora venezuelana, María Corina Machado, revelou temer por sua vida em uma coluna escrita em segredo para o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (1º). Em seu artigo, Machado afirma ter evidências de que Nicolás Maduro não venceu as eleições presidenciais, destacando uma derrota contundente para Edmundo González, com 67% dos votos contra 30%. Segundo ela, essas provas foram obtidas diretamente de mais de 80% das mesas eleitorais do país.
Machado relatou: “Escrevo estas palavras com medo por minha vida, por minha liberdade e pela de meus compatriotas, devido à ditadura de Nicolás Maduro. Eles podem me capturar enquanto escrevo.”
A opositora também informou que a maioria de sua equipe está escondida, com seis membros asilados na embaixada da Argentina, agora sob proteção do governo brasileiro. Ela pediu à comunidade internacional que tome medidas contra o governo “manifestamente ilegítimo” de Maduro.
Após o anúncio da vitória de Maduro pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Machado alegou que ele não venceu em nenhum dos 24 estados da Venezuela, de acordo com “quatro contagens rápidas diferentes”, “duas pesquisas de boca de urna independentes” e “cada comprovante de voto que acompanhamos em tempo real”.
Ela destacou que os observadores voluntários foram alvo de ações “neutralizadoras” ordenadas por Maduro, mas conseguiram proteger os comprovantes com suas vidas, o que permitiu confirmar a vitória matemática de González na segunda-feira.
O CNE, que deveria ter publicado seus resultados em até 48 horas após as eleições, retirou rapidamente sua página após um alegado cibe ataque vindo da Macedônia do Norte.
Machado encerra sua carta denunciando a “repressão brutal” contra os protestos que se seguiram aos resultados, com um saldo de 20 mortos, 1.000 detidos e 11 desaparecimentos forçados pelas forças de segurança estatais. Ela faz um apelo à comunidade internacional para apoiar a causa venezuelana, pedindo que aqueles que rejeitam o autoritarismo e apoiam a democracia se unam à sua luta.
Fonte:epochtimesbrasil