O estilista Giorgio Armani completa 90 anos nesta quinta-feira, em plena atividade. Entre os seus inúmeros feitos está a reinvenção da alfaiataria para homens e mulheres.
Confira algumas curiosidades sobre a longa trajetória do mestre italiano da moda:
- Ele cursou Medicina em Milão. Mas, três anos após iniciar os estudos, abandonou o curso para se juntar ao exército, onde atuou no hospital militar.
- Armani demorou para abrir a sua própria marca; ele só se lançou de forma independente em 1975, aos 41 anos.
- Começou a carreira como vitrinista em Milão.
- Pioneiro, foi o primeiro a transmitir ao vivo e on-line um desfile na internet. O ano era 2007 e era uma coleção couture.
- Giorgio Armani não é icônico apenas na moda. Ele entrou para história do cinema ao assinar figurinos inesquecíveis, como os dos filmes “Gigolô americano” (1980) e “Os intocáveis” (1987), vestindo os atores Richard Gere e Robert DeNiro.
Ele começou a vitoriosa carreira trabalhando como vitrinista. - Acqua Di Giò Homme é um dos perfumes mais vendidos do mundo.
Natural de Piacenza, no norte da Itália, Armani, estourou na moda com uma ideia audaciosa: a desconstrução do terno. “Estava motivado pelo desejo de modernizar a alfaiataria. Tudo avançava em outras áreas, mas, na costura, não. Quis usar tecidos agradáveis, além de revisar o blazer, eliminando muito do forro e do enchimento. Eu apresentei a proposta nos anos 1980 e a desenvolvi durante toda a década”, disse, em entrevista à ELA certa vez. Sobre às mulheres afirmou: “A abordagem é mais mental e menos física”.
Recentemente, declarou estar mais aberto a fusões no negócio: “A independência de grandes grupos ainda pode ser um valor impulsionador para o Grupo Armani no futuro, mas não sinto que possa descartar nada”, disse em uma entrevista. “O que sempre caracterizou o sucesso do meu trabalho é a capacidade de adaptação aos tempos de mudança.”