O Ministério Público do Rio de Janeiro iniciou nesta semana a utilização de uma nova ferramenta de inteligência artificial para auxiliar no processo eleitoral deste ano. O sistema será empregado na análise dos registros de candidaturas.
“Essa ferramenta visa, com base nos dados fornecidos pelos órgãos públicos, entregar ao promotor de justiça informações sobre candidatos que tenham sido condenados ou que apresentem questões que impeçam sua candidatura ou o registro, incluindo os requisitos da Lei da Ficha Limpa”, explicou o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos.
O principal objetivo é acelerar a avaliação e eventual impugnação de candidaturas pelos promotores de Justiça. Anteriormente, um membro do Ministério Público realizava a pesquisa manualmente, verificando o nome de cada candidato em diferentes sistemas. Agora, com a nova ferramenta, o processo se tornou mais ágil, com o robô realizando um filtro inicial dos dados e identificando rapidamente possíveis inelegíveis.
Para Luciano Mattos, o uso da ferramenta representa um avanço em direção à transparência das eleições.
“Este é um primeiro passo que estamos desenvolvendo para as eleições municipais, com o objetivo de garantir a lisura e a regularidade do pleito deste ano”, afirmou.
Com a nova ferramenta, o MP já solicitou, por exemplo, a impugnação do registro de candidatura de Maria Aparecida Panisset ao cargo de vice-prefeita do município de São Gonçalo. O sistema detectou condenações definitivas da candidata por improbidade administrativa e a suspensão de seus direitos políticos, tornando-a inelegível até 2031. Maria Panisset foi prefeita de São Gonçalo em 2004 e 2008. A reportagem está tentando entrar em contato com Maria Panisset.
Registros de Candidatos
Hoje é o último dia para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas próximas eleições. O primeiro turno será realizado em 6 de outubro, com o segundo turno previsto para o dia 27 do mesmo mês, onde necessário.
fonte:agenciabrasil