Em uma reviravolta nas negociações para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) anunciou sua desistência da candidatura para apoiar o colega de partido Hugo Motta (Republicanos-PB). A decisão foi comunicada por Pereira ao presidente Lula na tarde desta terça-feira (3/9), em uma reunião no Palácio do Planalto. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também filiado ao Republicanos, estava presente na conversa.
Após a reunião com Lula, Pereira se encontrou com Lira para informar sua decisão. Durante o encontro, Pereira explicou que optou por retirar sua candidatura acreditando que o nome de Hugo Motta conseguiria obter mais apoios entre os parlamentares. Surpreso, o atual presidente da Câmara chamou o deputado Elmar Nascimento (União-BA) para discutir a situação. Elmar, que era considerado o preferido de Lira, enfrentava resistência, principalmente de integrantes do governo.
Agora, Hugo Motta busca conquistar o maior número possível de apoios e persuadir Elmar Nascimento e o deputado Antonio Brito (PSD-BA), que também se considera pré-candidato, a desistirem de suas candidaturas.
fonte:metrópoles