O empresário e investidor Elon Musk anunciou na terça-feira que seu sistema de comunicação Starlink agora está ativo em um hospital de Gaza.
“A Starlink agora está ativa em um hospital de Gaza com o apoio dos Emirados Árabes Unidos e de Israel”, escreveu Musk em uma publicação em seu site de mídia social X.
A Starlink fornece cobertura de internet via satélite para 80 países e também tem como objetivo fornecer banda larga móvel global.
Em outubro, três semanas após o ataque do Hamas a Israel e a guerra em Gaza que se seguiu, Musk prometeu conectar organizações humanitárias internacionais que operam em Gaza à internet via satélite da Starlink, após o colapso de todos os ISPs em Gaza devido aos ataques israelenses à infraestrutura do Hamas.
Autoridades em Israel, incluindo o chefe da Agência de Segurança de Israel (Shin Bet), conversaram com Musk após seu anúncio e expressaram sérias preocupações de que a decisão de Musk serviria ao Hamas e suas atividades na guerra.
Em fevereiro, o Ministro das Comunicações Shlomo Karhi e representantes da Starlink chegaram a acordos sobre o serviço Starlink na Faixa de Gaza.
As autoridades de segurança israelenses aprovaram o fornecimento de serviços Starlink no hospital de campanha dos Emirados Árabes Unidos que opera em Rafah.
Fonte: israelnationalnews