A natação paralímpica brasileira iniciou seus treinos na Paris La Defense Arena e fará sua estreia na próxima quinta-feira (29), um dia após a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. A modalidade é a segunda que mais trouxe medalhas para o Brasil, totalizando 125 (40 de ouro, 39 de prata e 46 de bronze), ficando atrás apenas do atletismo, que conquistou 170. O Brasil está presente em Paris com uma delegação de 280 atletas, dos quais 37 são nadadores (21 homens e 16 mulheres).
“Gostei muito. Cheguei cedo para ver a piscina de competição. É sensacional. A arena é muito grande. Já comecei a imaginar como será o clima durante as competições, com a torcida. Certamente será uma sensação diferente. Mas estou mais tranquilo e focado desta vez, tentando fazer o possível para não me distrair até a nossa estreia”, comentou Gabrielzinho, que competirá nas provas de 50m e 100m costas, 150m medley, 50m e 200m livre, na classe S2 (limitações físico-motoras).
A atual recordista mundial dos 50m livre (26s65), a pernambucana Carol Santiago, de 39 anos, também treinou na La Defense Arena. Maior medalhista brasileira na Paralimpíada de Tóquio – onde conquistou três ouros (50m livre S13, 100m livre S12 e 100m peito SB12) e um bronze (100m costas S12) – Carol tem grandes chances de alcançar novos pódios em Paris. Nascida em Recife, Carol chega a Paris após um ciclo preparatório bem-sucedido, com 10 medalhas conquistadas nos mundiais da Ilha da Madeira, em 2022, e em Manchester (Inglaterra) no ano passado. As classes de S11 a S13 são disputadas por atletas com deficiência visual, e Carol nasceu com a síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão.
O Brasil busca superar a performance histórica obtida na Paralimpíada de Tóquio, onde a natação brasileira ganhou 23 medalhas (oito de ouro, cinco de prata e 10 de bronze). O recorde de ouros (nove) foi alcançado na Paralimpíada de Londres (2012).
Delegação Brasileira de Natação:
- Alan Kleber Basílio
- Ana Karolina Soares
- Andrey Madeira
- Arthur Xavier Ribeiro
- Douglas Matera
- Esthefany Rodrigues
- Gabriel Bandeira
- Gabriel Cristiano
- Gabriel Melone
- João Pedro Brutos
- Laila Suzigan
- Lídia Cruz
- Lucilene Sousa
- Carol Santiago
- Matheus Rheine
- Mayara Petzold
- Phelipe Rodrigues
- Roberto Alcalde
- Ruan Souza
- Samuel Oliveira
- Talisson Glock
- Victor dos Santos Almeida
- Vitória Ribeiro
- Wendell Belarmino
fonte:epochtimesbrasil