A nova rota foi oficialmente aberta nesta quinta-feira no porto de Corinto, principal porto no Pacífico nicaraguense. A vice-líder do país, Rosario Murillo, esposa do ditador Daniel Ortega, confirmou a chegada do navio chinês Sunny Fortune (ou Sorte Brilhante), que vem do porto de Tianjin, na China, marcando o início desta nova conexão comercial.
Murillo detalhou que a cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades do regime nicaraguense, representantes locais, funcionários da Embaixada da China em Manágua e executivos de empresas de navegação e alfândega.
Ela também mencionou que o governo está em processo de recebimento de equipamentos e materiais para a construção do novo aeroporto internacional “Punta Huete”, localizado a 58 quilômetros ao nordeste de Manágua. O projeto de revitalização e expansão do aeroporto será liderado pela empresa chinesa CAMC Engineering Co., Ltd, e a conclusão está prevista para dentro de quatro anos. O aeroporto, originalmente construído na década de 1980 com apoio da extinta União Soviética e Cuba, servia como base militar e agora será modernizado.
Murillo destacou que a nova rota marítima facilitará o intercâmbio econômico entre Nicarágua e China e proporcionará mais oportunidades para empresários dos dois países aproveitarem os benefícios do Tratado de Livre Comércio.
Em dezembro de 2023, o ditador Daniel Ortega descreveu o acordo de elevar as relações com a China a uma “aliança estratégica” como “o melhor presente de Natal” e uma “grande notícia”. A decisão de formalizar essa aliança foi tomada após uma conversa telefônica entre Ortega e o líder chinês Xi Jinping.
As relações diplomáticas entre China e Nicarágua começaram em dezembro de 1985, durante o primeiro governo sandinista. Após um intervalo em que a Nicarágua estabeleceu laços com Taiwan, as relações foram reatadas com a China em 10 de dezembro de 2021, após o país centro-americano cortar os vínculos com Taipei.
Fonte:epochtimesbrasil