Um jogador australiano de hóquei sobre a grama tomou a decisão drástica de amputar parte do dedo para competir na Olimpíada de Paris.
Matt Dawson, de 30 anos, sofreu uma fratura grave em um dedo da mão direita durante um treino em equipe há duas semanas. A cirurgia necessária para repará-lo exigiria meses de recuperação.
Como alternativa, Dawson decidiu amputar o dedo da articulação à ponta para garantir sua participação nos Jogos Olímpicos, surpreendendo seus companheiros de equipe e o técnico.
Dawson relatou à imprensa que a fratura foi tão severa que ele desmaiou ao ver o dedo no vestiário. Inicialmente, ele pensou que seu sonho olímpico havia acabado. Após uma consulta urgente com um cirurgião plástico, Dawson foi informado de que, mesmo com a cirurgia e o longo período de recuperação, ele não poderia recuperar completamente as funções do dedo. No entanto, uma amputação permitiria que ele voltasse ao campo em aproximadamente dez dias.
Apesar do aviso de sua esposa para não tomar decisões apressadas, Dawson decidiu realizar a amputação.
“Estou definitivamente mais perto do fim da minha carreira do que do começo, e, quem sabe, esta poderia ser minha última [Olimpíada]. Se eu sentisse que ainda poderia dar tudo de mim, era isso que eu faria”, disse ele ao podcast de hóquei Parlez Vous. “Se cortar a ponta do meu dedo era o preço que eu tinha que pagar, eu faria isso.”