A Otan declarou o segundo nível de alerta mais alto na sua base aérea em Geilenkirchen, Renânia do Norte-Vestfália.
Todos os funcionários que não eram necessários para a missão foram mandados para casa como medida de precaução, disse um porta-voz da base aérea perto de Aachen. O pano de fundo eram informações de inteligência que indicavam uma possível ameaça.
No jargão da Otan, o agora aplicável nível de segurança significa que ocorreu um incidente ou que há provas de que é muito provável alguma forma de ação terrorista contra a aliança.
“Isto não é motivo de preocupação e é puramente uma medida de precaução para garantir que possamos continuar as nossas operações críticas”, disse o porta-voz da base aérea.
Questionado, não forneceu mais informações sobre as circunstâncias que levaram ao aumento do nível de alerta.
A polícia confirmou uma operação em andamento na noite de quinta-feira, 22 de agosto. Nenhum detalhe adicional foi fornecido.
Um repórter da DPA no local observou carros da polícia nas dependências da base da Força Aérea. O nível de segurança C foi exibido em displays e painéis eletrônicos na entrada do local.
Localização do sistema de alerta precoce Awacs
A Otan estacionou o sistema de alerta precoce aéreo Awacs em Geilenkirchen. 14 aeronaves Boeing 707 convertidas monitoram o espaço aéreo com o objetivo de detectar precocemente possíveis perigos e avisar antecipadamente a aliança.
A associação multinacional fornece vigilância aérea e marítima clássica e é usada como uma espécie de centro de comando voador em missões de orientação de aeronaves de combate.
A associação participou em inúmeras missões, por exemplo nos Balcãs e no Afeganistão. Após o ataque da Rússia à Ucrânia, a Otan transferiu temporariamente aeronaves para a Romênia.
Awacs significa “Sistema de Alerta Antecipado e Controle Aerotransportado”. As máquinas têm alcance de 9.250 quilômetros e podem localizar e identificar outras aeronaves a mais de 400 quilômetros de distância.
Fonte: oantagonista