Petra Costa, diretora do aclamado Democracia em Vertigem, lançou seu mais novo documentário, Apocalipse nos Trópicos, durante o Festival do Rio. A produção, que já havia sido ovacionada no Festival de Veneza, investiga a crescente influência de líderes religiosos no cenário político brasileiro, destacando as contradições que isso traz para uma democracia em desenvolvimento. Em entrevista ao Metrópoles, Petra Costa afirmou que o filme serve como um alerta sobre o poder que certos líderes religiosos têm exercido na política.
“Como humanidade, criamos um sistema muito frágil, que é a democracia. É um dos gestos mais generosos da sociedade, mas que precisa ser constantemente protegido, e atualmente está sendo dilacerado. Estamos nos encaminhando para uma guerra religiosa, onde a separação entre igreja e Estado está cada vez mais ameaçada”, disse a diretora.
O documentário, dividido em capítulos, aborda a ascensão da influência de pastores e outros líderes religiosos na política do país. Petra Costa destacou que teve o cuidado necessário para que a obra não fosse vista como um ataque à religiosidade, especialmente aos fiéis das vertentes evangélicas, mantendo o foco no debate político.
fonte:metrópoles