Apesar da escalada significativa na luta contra o Hezbollah e do prolongado tiroteio no centro de Israel, o Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu confirma que voará hoje à noite para a Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. Um ministro criticou duramente a decisão de Netanyahu, devido à tensa situação de segurança e à luta em andamento com o Hezbollah. Após ouvir as críticas, o gabinete de Netanyahu anunciou que o voo seria adiado para amanhã.
Em conversa com o Channel 12 News , o ministro sênior, que pediu para permanecer anônimo, ficou surpreso com a escolha de Netanyahu de fazer o discurso ele mesmo na Assembleia Geral, em vez de delegar isso a outro oficial de alto escalão, como o ministro das Relações Exteriores ou o embaixador de Israel nas Nações Unidas. “Isso é imprudente e irresponsável”, disse o ministro duramente.
A delegação israelense, liderada pelo primeiro-ministro Netanyahu, partirá hoje à meia-noite e o discurso de Netanyahu na Assembleia está programado para ocorrer na sexta-feira às 9h00, horário de Nova York (16h00, horário de Israel).
Gabinete do Primeiro-Ministro: “O Primeiro-Ministro Netanyahu partirá para os EUA na quinta-feira, em vez de hoje à noite, e retornará no sábado à noite. Durante o dia, o Primeiro-Ministro realizará consultas com autoridades de segurança para discutir os ataques contínuos no Líbano.”
O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, disse à Rádio FM103 que “o discurso do primeiro-ministro na ONU é importante. Ontem ouvimos uma série de discursos difíceis contra Israel. O primeiro-ministro pode administrar a guerra no caminho de ida e volta dos EUA. Confio em sua discrição. Até esta noite, uma decisão será tomada”, disse Danon.
Fonte: israelnationalnews