Com mais de 2,7 milhões de pessoas chegando ao país no último ano, o Departamento de Proteção de Fronteiras (CBP) registrou um significativo aumento comparado aos anos anteriores.
Desde que Joe Biden assumiu a presidência em janeiro de 2021, o governo expressou um compromisso em adotar políticas mais compreensivas e humanitárias em relação à imigração. Isso resultou em um aumento notável no número de brasileiros solicitando abrigo nos EUA, passando de 12.092 em 2021 para 26.128 em 2022, conforme dados da Universidade de Nova York.
Apesar de ser vista como uma forma importante de proteger os direitos humanos, a concessão de asilo também traz consigo uma série de desafios, desde o processamento dos pedidos até as tensões políticas internas nos Estados Unidos. Para Daniel Toledo, advogado especializado em Direito Internacional, essa situação tem polarizado a opinião pública americana.
“Enquanto muitos apoiam uma política de imigração mais humanitária, há uma parcela equivalente da população que se opõe à entrada de mais imigrantes no país, o que tem gerado diversos conflitos entre os próprios cidadãos dos Estados Unidos”, afirmou Toledo.
FONTE: METRÓPOLES